Entrei no temido efeito platô.

Aí você pergunta: O que é efeito platô?

O efeito platô é quando você não consegue mais emagrecer mesmo seguindo religiosamente a dieta e as atividades fisicas. Eu emagreci 19 kilos em dois meses, minha dieta ainda é bem restrita não por minha conta mas é que ando dominada pelo meu estomago e pelo balão então eles não me deixam comer nem se eu sentisse vontade. Ontem comi uma colher de arroz e uma carninha desfiada, foi que nem veneno fez efeito na hora e eu sentei as margens do vaso sanitario e vomitei.

O efeito platô tem me tirado do sério mesmo, as vezes é desestimulante seguir tudo e não emagrecer. Além de aprender a comer eu tenho que aprender a enganar meu organismo de forma que ele não armazene nada. Uma das dicas pra evitar o efeito platô é não privar-se de alimentos saborosos mas é necessario que você tenha consciencia da quantidade e da qualidade correta de cada alimento. E sabe eu sou gorda, gordo é que nem um viciado em alcool por exemplo. O viciado em bebida alcoolica precisa evitar o primeiro gole e eu como gorda preciso evitar a primeira mordida.

Adoro morango com creme de leite e leite condensado. Quem não gosta não é mesmo? Você não precisa se privar dos morangos com leite condensado de jeito nenhum. Existe leite condensado de soja e creme de leite de soja, com um sabor super agradavel e com baixa caloria sem contar que são alimentos mais saudaveis de se consumir. Substitua-os, o segredo é saber substituir os alimentos.

Falando em atividade fisica eu ando desanimada com isso porque toda vez que caminho ou faço atividade aerobica a minha glicose baixa e eu fico vários dias sequelada, uma leseira, um sono, um desanimo mas isso é totalmente normal afinal minha alimentação não está perfeita mas aos poucos as coisas vão se arrumando e eu vou descobrindo o que meu novo estomago balonado gosta. Até agora eu descobri que coisas geladas me fazem muito bem, tenho cortado frutas em cubinhos depois coloco pra gelar e como, essa é uma refeição que me faz muito bem, não pesa no estomago e me alimenta.

Preciso urgentemente de uma nutricionista, quem vive o efeito platô sabe como é desgastante emocionalmente falando. Já fui nas minhas consultas que são inclusas no pacote do balão e agora descobri que meu plano de saúde por ser antigo (oi? Sou idosa e tenho cabelos brancos) não cobre nutricionista, só os planos mais novos cobrem e  pra mudar de plano de saúde a mensalidade irá subir mais de 50% amanhã irei na unimed novamente tentar negociar um jeitinho porque eu também preciso ser beneficiada, não é estetica é questão de saúde, viver com qualidade.

Segue o artigo abaixo:

“Supere o efeito platô”, da nutricionista Roberta Stella, graduada pela USP.

“Peso estabilizado. Isso à primeira vista parece excelente, mas se está suando a camisa para esvaziar as células de gordura, isso é simplesmente desesperador e desestimulante. Quem é que sente vitorioso em pesos absolutamente iguais durante semanas? Convenhamos, ninguém. Análises da alimentação são feitas e a disciplina de monge foi cumprida ponto a ponto. De quem é a culpa? Nessa história não existe bandido nem mocinho. Simplesmente o seu organismo está se adaptando a uma situação a ele imposta. A estabilização do peso após um período de tempo é chamada de efeito Platô.
Eliminar peso resulta em mudanças na composição corporal. Uma é óbvia: redução da quantidade de gordura que está distribuída pelo corpo. A outra, muitas pessoas podem estranhar. Durante o emagrecimento ocorre a perda de massa magra ou músculo, mesmo que essa perda seja pequena.
A necessidade de energia que o organismo precisa para manter o peso varia de acordo com a composição corporal, ou seja, com a quantidade de massa magra e de gordura. Assim, é normal que uma pessoa que esteja diminuindo de peso atinja um patamar onde a quantidade de energia consumida não forneça mais o déficit calórico (energia consumida menor que a energia necessária para a manutenção de peso).
Parece complicado isso? Em poucas palavras, pessoas que apresentam excesso de peso necessitam de uma maior quantidade de energia para que o peso fique estabilizado. Assim, se a mesma pessoa começa a eliminar peso, a necessidade de energia para manter também vai diminuindo até que ela chegue à quantidade de energia que está sendo consumida para emagrecer. Resultado: estabilização do peso.
Para fugir do efeito Platô, algumas mudanças devem ser feitas:

  • Revisão do plano alimentar e diminuição da quantidade calórica
  • Aumento da quantidade de exercícios. Se nesse ponto ainda não começou a se exercitar, é um bom momento para começar
  • Se já faz atividade física, converse com o professor de fitness. Talvez esteja na hora de mudar as séries de exercícios praticadas
  • Tenha uma alimentação variada. Saboreie diferentes alimentos para que não sinta privações
  • Mantenha-se estimulado sempre
  • Não perca a determinação. A estabilização é normal e é possível sair dela
  • Consulte sempre um nutricionista. Ele esclarecerá as suas dúvidas e mostrará o melhor caminho para voltar a eliminar peso
  • Não se sinta culpado. Nunca.

Pessoas não são iguais e uma recomendação pode variar entre elas. “

Outras dicas para superar o efeito platô:

– Aumentar temporarimente a quantidade de calorias ingeridas com alimentos saudáveis, o suficiente para o metabolismo sentir sem que você corra o risco de engordar, e depois voltar a diminuir aos poucos as calorias.

– Aumentar a atividade física.

– Não pular refeições para que o metabolismo esteja sempre trabalhando.

– Não perca a determinação. A estabilização é normal e é possível sair dela.

– Mantenha-se estimulado sempre.

Leia também :

Fernanda Ramalho

Mãe, Publicitaria, Acreana do pé rachado, Louca por fotografia, Mulher, Completa, especialista em limpar vomito e bumbum de nenem. Também sou ponto de referência. Sim "logo ali depois daquela gordinha" mas isso vai mudar coloquei o balão intragastrico dia 8 de Junho e em 7 meses eliminei 39 kilos mas ainda não atingi minha meta portanto continuo em pleno processo de emagrecimento e ainda no ano de 2011 irei para o segundo balão intragastrico.

  3 Responses to “Efeito platô”

  1. Oi Moça,
    Adoro a maneira como divide suas experiencias . 

    As dicas para derrubar o efeito platô, mesmo para quem nao esta balonada são bem bacanas.

    Bjs

    Visite : http://www.kamontone.com
     acessorios artesanais 

  2. Oi Fernanda,
    Gostei muito do seu blog e da sua maniera deescrever.
    Vou colocar o balão no próximo sábado, dia 04/09….estou com um pouco de medo dos efeitos pós-balão…será que vou conseguir??? Minha meta é eliminar 20 Kg durante o período…sei que comparando com a sua meta é pouco, mas para mim é bastante.
    Você poderia me dar alguma dica para essa fase pre-balão e logo depois??? Os dias depois são muito terríveis??
    obrigada 2 beijos,
    Clara
     

  3. REPRESENTANTE BALÃO INTRAGÁSTRICO NOS SEGUINTES ESTADOS :
    BAHIA, MARANHÃO, PIAUÍ E SERGIPE.
    ESCLARECIMENTOS : (71) 9175-2324 (TIM), 9623-4041 (VIVO) 8847-5363 (OI)
    8265-0020 (CLARO) medrogerio@hotmail.com

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

   
© 2012 Brindo à vida Suffusion theme by Sayontan Sinha