Não lembro de ter escrito aqui como descobri o câncer de tireoide  e essa experiência ruim acredito que deva ser compartilhada, para que muitas pessoas tenham a oportunidade que eu não tive de descobrir a doença no começo.

Escrevo tanto por aqui que talvez eu até já tenha escrito sobre, mas é um post informativo, que não custa nada escrever outra vez…

Depois de emagrecer muito com o primeiro balão intragastrico, no segundo o peso deu uma estacionada e foi bem estranho, eu sentia meu corpo estranho…meu corpo não reagia igual reagiu com o  primeiro então resolvi procurar um endocrinologista pra saber porque eu não estava emagrecendo e queria uma solução pro meu corpo reagir e foi aí que ele olhou pro meu pescoço e viu que tinha algo errado. Foi nesse momento que minha vida virou de cabeça pra baixo… e eu só escutava falar de: ultra som, nódulos, tumor, punção, tireoidectomia, iodoterapia e radioterapia.

A tireoide é uma glândula de extrema importância, ela simplesmente  regula todo seu organismo, ela é responsável por funções importantes como:

  • Cardiovascular: contralidade (capacidade de contrair-se) ventricular diminuída; aumento da pressão sanguínea diastólica (referente ao movimento de dilatação do coração) e diminuição da frequência cardíaca .
  •     Nervoso Central: redução da capacidade de concentração; perda de interesse; depressão e perda de memória.
  •     Gastrointestinal: redução da motilidade gastrointestinal; constipação intestinal (prisão de ventre) e distenção abdominal.
  •    Músculo-esquelético: rigidez muscular, cãimbras, dor e fraqueza; hipertrofia muscular e atrofia; rigidez e dos articular.
  •    Renal: retenção de líquido e edema e diminuição da taxa de filtração glomecular (TFG).
  •    Reprodutor: metrorragia (sangramento menstrual anormal); anovulação (ausência de ovulação); redução da fertilidade e amenorréia (ausência de menstruação).
  •    Hepático: elevação dos triglicérides e aumento do LDL (colesterol).
  •    Pele e cabelos: pele ressecada; cabelos secos e perda de cabelo e/ou pêlos da sombrancelha.
  •    Ocular: aumento da pressão intra-ocular.

Ela inclusive define a sua facilidade e dificuldade em emagrecer ou engordar.

 

É uma glândula tão pequena e tão esquecida por alguns médicos. Existem campanhas que servem para descobrir precocemente  vários tipos de câncer e raramente se escuta falar no câncer de tireoide, tipo de canêr que aumentou muito nos ultimos anos, tem autoexame pra tudo e a gente não escuta falar do autoexame da tireoide, mas ele existe e é simples:

 

Autoexame da Tireoide

Para realizar o autoexame, você vai precisar de um espelho com cabo e um copo d’água.

1. Segure o espelho procurando em seu pescoço a região abaixo do pomo de Adão (gogó). Sua tireoide está localizada nesta área.

2. Focalize esta área com o espelho estendendo a cabeça para trás para facilitar a visualização.

3. Beba um gole d’água.

4. Ao engolir, observe em seu pescoço se existe alguma saliência ou elevação localizada. Repita este teste várias vezes, se necessário.

5. Observe se existe algum nódulo ou saliência. Ao notar alguma alteração, procure um endocrinologista para obter orientações.

 

E por via das duvidas a cada 6 meses faça exames de imagem da tireóide e exames de sangue.

Leia também :

Fernanda Ramalho

Mãe, Publicitaria, Acreana do pé rachado, Louca por fotografia, Mulher, Completa, especialista em limpar vomito e bumbum de nenem. Também sou ponto de referência. Sim "logo ali depois daquela gordinha" mas isso vai mudar coloquei o balão intragastrico dia 8 de Junho e em 7 meses eliminei 39 kilos mas ainda não atingi minha meta portanto continuo em pleno processo de emagrecimento e ainda no ano de 2011 irei para o segundo balão intragastrico.

  One Response to “Eu, eu mesma e o câncer de tireoide. [autoexame]”

  1. Concordo com vc, postes REALMENTE informativos precisam sempre aparecerem afinal toda experiência vale de alerta para as pessoas. Espero que vc esteja logo totalmente recuperada e q sua filhota tb esteja recuperada e em cs!!!
    bjs

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

   
© 2012 Brindo à vida Suffusion theme by Sayontan Sinha